quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Fazendo a diferença!

Eu posso encontrar uma outra profissão que me dê mais tempo livre. Eu posso encontrar uma profissão que me remunere 10 vezes mais. Eu posso encontrar uma profissão mais respeitada e valorizada. Posso encontrar uma profissão que me permita trabalhar sentada em uma cadeira
confortável com direito à sala climatizada e cafezinho na mesa.   Eu posso encontrar uma profissão que me permita ser chamada de Doutora, Senhora, Excelentíssima. Eu posso encontrar uma profissão que não precise ser pensada e executada dentro e fora do meu ambiente de trabalho. Eu posso tanto, mas eu não quero. Sabe por quê? Porque nenhuma outra profissão vai me permitir ver o que eu vejo diariamente na minha sala: o milagre de um ser ultrapassar seus próprios limites. Eu poderia ser chamada de tantos "pronomes" e "adjetivos" mas eu gosto mesmo é de ouvir : Fessôôôôra, Tiiiiia...
Ser professor é ser tanto e ao mesmo tempo é ter tanto a aprender. É amar o que se faz mesmo quando falta a coragem, a motivação ou a folha de papel. Ser professora não é estar professora. Quando você está professora o trabalho é um peso. Quando você nasce professor o trabalho é um hobby. Quando criança eu queria ser muitas coisas, mas eu nunca quis ser professora. Hoje eu vejo que eu não queria ser, porque eu já era.
 Este ano está quaaaase findando, novos projetos e planos já estão pipocando na minha cabeça. Quero agradecer a Deus por tudo. Pela minha saúde e da minha família, pelas dificuldades que passei e que me serviram de aprendizado, pelas lições de vida que recebi e pelos tesouros que passaram pela minha sala. Obrigada aos pais que apoiaram meu trabalho e souberam reconhecer a importância de nossa parceria. Obrigada aos meus alunos que me fizeram um ser melhor em todos os aspectos. Obrigada ao meu marido Carlos pelo apoio moral e material que sempre me dispensou. Obrigada às minhas filhas Manuela e Heloísa que abdicaram de tanto tempo comigo para que eu pudesse trabalhar, ainda que na sala de casa. Obrigada à minha mãe que ainda que distante me ajudou a lidar  com os problemas da sala (seu otimismo é por vezes irritante). Obrigada ao meu pai que este ano fez questão de me lembrar que um aluno indisciplinado não é nada comparado a um pai doido. Obrigada as minhas amiguinhas Nilva e Leila que não me deixaram passar fome e nem sede de muito chá de erva cidreira. Obrigada à Lucélia que com seu bom humor me fazia ir embora rindo, ainda que eu quisesse chorar. Obrigada a Kátia que foi companheira e confidente o ano todo e que faz papel de minha psiquiatra todas as vezes que eu mudo de idéia sobre minha vida profissional. Obrigada as companheiras de trabalho professoras e as demais funcionárias e funcionários da escola que compartilharam comigo de forma generosa tudo o que possuíam. Obrigada a equipe gestora pelo espaço concedido para que eu colocasse em prática meus projetos. Obrigada a minha coordenadora Carla, que virou colega e hoje é amiga, por embarcar comigo em tudo sem pestanejar. Enfim, obrigada a todos que passaram por mim este ano. Sei que vamos levar muito de nossa convivência, e sei que de alguma forma nossas vidas foram transformadas por esse ano que passou. Desejo com toda força do meu coração que o ano de 2017 seja mais leve, mas se não for, que Deus nos dê costas ainda mais fortes para carregarmos a construção do futuro deste país.


Professora Laila Isa Fernandes  23/11/2016






























9 comentários:

  1. Esse seu trabalho é plantação de carvalhos, só daqui a 10/20 anos que saberá se tornou uma bela árvore, mas na sua vida a colheita já é imediata, pois DEUS abençoa quem tem amor ao próximo. Parabéns, professores existem muitos,mas poucos fazem a diferença na vida de uma criança.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter feito parte deste meu ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu levar você comigo? Quem vai me receber todo dia? Já tô depressiva horrores

      Excluir
  3. Tomara que a nossa sala seja a melhor

    ResponderExcluir
  4. Fiquei profundamente emocionada com cada linha de seu texto. A cada dia tenho mais certeza que a educação precisa de mais profissionais como você e o mundo de mais gente, com esse espírito sonhador, que não tem medo de lutar ainda que tudo vá ao contrário. Já está virando cliché, mas parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nós Carlinhaaaa, porque achei em você meu espelho! Tudo só foi possível com seu incentivo. Espero que um dia a gente Seja muito muito muito influente pra dar uma guinada na educação dessa cidade. Conosco não tem tempo ruim e tenho certeza que ainda vamos mudar muito na educação! Obrigada por tudo viu? ;)

      Excluir