quinta-feira, 31 de março de 2016

Colegas de profissão (e de missão)

Vou reservar um espacinho aqui no blog para fazer uma homenagem a essas duas meninas muito legais que passaram alguns dias na minha companhia e dos meus alunos em sala. A homenagem está no fato de que ser professor hoje em dia é muito mais que ensinar, dar aulas. O trabalho do professor é uma missão. Temos que lidar com inúmeros problemas que infelizmente não são "apresentados" na faculdade. Lidamos com pessoas diferentes, de origens diferentes, com criações e valores diferentes. Nossa luta é fazer com que tudo isso se harmonize e proporcione um ambiente propício ao aprendizado. Em tempos de tanta violência, falta de limites e diminuição de recursos temos que render nossas homenagens a essas guerreiras que deixam seus familiares em casa e encaram a sala de uma universidade para se tornarem professoras. Lílian e Larisse, saibam que é ver o brilho no olho de vocês que me dá a esperança de que ainda teremos um ensino de qualidade e cidadãos melhores para o nosso país.
Sei que ser estagiária na sala que eu sou regente deve ser meio (muito) traumatizante porque além do fato de que eu faço e falo 50 mil coisas ao mesmo tempo, meus alunos também são multi-tarefas, e eu imagino que um relatório de um dia na minha sala deve ser uma folha em branco com uma enorme interrogação. Mas vocês viram que funciona, encontramos nossa organização em meio ao caos, e toda a energia é canalizada para que a aprendizagem flua. Saibam que vocês podem sempre contar comigo, e espero que nos encontremos muitas e muitas vezes nas salas de aula da vida.

Para finalizar a homenagem vou deixar aqui um poema que fiz em homenagem a um aluno muito querido que tive no ano passado, que reflete bem o papel do professor:


Missão Divina
Dedicado a Ryan Victor

Mais que matemática e ciências
Ser professor exige a consciência
De saber ler a lição em branco, ouvir o silêncio
Entender um olhar

Mais que ensinar, temos que educar
Afagar em um ano, a criança de uma vida inteira
É ser pai, mãe, psicóloga
Preceptora e curandeira

Seria tão mais fácil ensinar letras e números
Mas descobri em pouco tempo
Que ser professor vai muito além disso

É algo tão mágico e divino
Que mesmo sofrido, nos deixa sorrindo
Por saber que de sementinha em sementinha
Um mundo melhor, vamos construindo

Professora Laila Isa Fernandes

Ficou tremida, mas tá valendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário